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segunda-feira, 22 de novembro de 2021

China no Brasil muito antes dos portugueses?

 Há ainda indícios lingüísticos de visitas chinesas à América do Sul. O navio à vela é chamban na Colômbia, sampan na China; uma balsa, balsa na América do Sul, e palso na China; uma balsa de troncos é jangada no Brasil e ziangada em tâmil.

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Nessa época, um após outro, um grande número de exploradores chegou à América do Sul: Vespúcio, Pinzón e De Lepe, em 1499, e Mendoza no ano seguinte. Os três primeiros fundearam no Delta do Amazonas e, em seguida, navegaram no sentido noroeste. Essa costa nordeste do Brasil, descoberta pelas frotas de tesouros de Zhou Man e Hong Bao, aparecia em numerosos mapas desenhados antes de esses exploradores europeus se fazerem ao mar. O mapa de Andrea Bianco, de 1448, referia-se a Ixola Otinticha X e Longa a Ponente í 500 mia — “uma ilha de verdade existe a 1.500 milhas daqui [África Ocidental]” —, e o mestre João de Barros, na expedição de 1500 à costa brasileira, confirmou que a terra constava de mapas anteriores: “O Rei pode ver as terras representadas no mapa mundial que foi usado por Pero Vaz Bisagudo.”3 Bisagudo era o apelido dado ao famoso explorador Pero da Cunha, que fora enviado com um mapa mundial português para colonizar o que hoje é Gana, na África. Disse João de Barros que a única diferença entre o que a expedição de Cabral viu em 1500 e o que aparecia no “mapa mundial” anterior era que ele, Barros, podia agora confirmar que o Brasil era habitado. Cristóvão Colombo confirmou também que o Brasil era conhecido dos portugueses antes que qualquer uma de suas expedições partisse para a América do Sul. Disse ele em seus diários que teve vontade de prosseguir viagem mais para o sul de Trinidad “para descobrir o que o rei João de Portugal queria dizer quando afirmou que havia terra firma ao sul”.4 Em suma, Andrea Bianco, Colombo e João de Barros afirmaram sem discrepância que existia um mapa do Brasil antes que a primeira expedição portuguesa se dirigisse para o local. As únicas possíveis fontes de informação para esse mapa, o Mapa Mundial de 1428, eram os cartógrafos que viajaram com as frotas chinesas em 1421-23. O porto de São Luís é imediatamente reconhecível no mapa de Piri Reis (baseado no mapa de 1428), e as latitudes dos deltas do Orinoco e do Amazonas estão absolutamente corretas. Além disso, não há falta de outros vestígios, mais permanentes, da visita chinesa à América do Sul: galinhas asiáticas foram encontradas no Delta do Orinoco pelos primeiros exploradores europeus, e índios venezuelanos possuem grupos sangüíneos que são exclusivos do sudoeste da China. 

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Não obstante, uma grande esteia entalhada no que os especialistas dizem ser caligrafia em tâmil ergue-se no ponto onde o rio deságua em um pequeno ancoradouro. Em forma, tamanho e localização, a esteia corresponde a outras erguidas por navegadores chineses no estuário do Yangtze, em Dondra Head, em Cochim, na costa de Malabar, na índia, em Janela, nas Ilhas de Cabo Verde e na Cachoeira de Matadi, no Delta do R io Congo. Além da caligrafia, a esteia de Ruapuke apresenta os mesmos tipos de círculos concêntricos da pedra de Janela. Eu mesmo já encontrei certo número de esteias talhadas em locais visitados pelas frotas chinesas, de modo que meu passo seguinte era óbvio. E, conforme esperava, uma busca na Internet revelou sem demora várias outras na rota das Ilhas de Cabo Verde até a Patagônia, em Santa Catarina, na Ilha de Coral, em Campeche e na Ilha de Arrorado (Arvoredo?), na costa leste da América do Sul. Todas estão situadas ao lado de um local de aguada e voltadas para o mar, com círculos concêntricos entalhados que com binam com os encontrados em Ruapuke. Mas isso ainda poderia ter sido uma coincidência. Afinal de contas, pirâm ides foram construídas não só no Egito, mas tam bém nas Américas Central e do Sul. A prova seria mais conclusiva se eu conseguisse encontrar esteias semelhantes na China. O utra longa pesquisa revelou mais três, em Wong Chuk Ha, Chang Zhou e Po Ti, em Hong Kong. Mais uma vez, elas apresentavam marcas semelhantes às que eu já havia encontrado. Acredito agora que os círculos concêntricos eram uma “assinatura” previamente escolhida, antes que a frota se fizesse ao mar, indicando locais onde cada frota arribara e se abastecera de água. 

- GAVIN MENZIES -  O ano em que a China descobriu o mundo

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