Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 10 de março de 2022

Losartana é recolhida por risco de câncer

Medicamento para pressão arterial é um dos mais consumidos do planeta e seu recolhimento causou preocupação

Losartana Potássica.Créditos: Divulgação
Escrito en SAÚDE el 10/3/2022 · 10:30 hs


A farmacêutica Sanofi Medley causou preocupação ao anunciar que está recolhendo lotes de Losartana Potássica, da marca Medley. A Losartana, para pressão arterial, é um dos remédios mais consumidos em todo o planeta.

O anúncio de recolhimento voluntário e preventivo dos lotes foi anunciado no dia 3 de fevereiro. O medicamento será recolhido para retornar ao mercado posteriormente com um ingrediente farmacêutico ativo (IFA) ajustado.
Fala a empresa

De acordo com a empresa Sanofi Medley, o recolhimento do medicamento é uma medida de precaução, já que foi constatada a presença de impurezas mutagênicas na fórmula do produto.

Tais impurezas são substâncias que podem alterar o DNA de uma célula e aumentar o risco de câncer a longo prazo.


A farmacêutica destacou que o recolhimento do remédio está em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) juntamente com órgãos regulatórios de outros países além do Brasil.

Medicamentos da Losartana recolhidos

Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg; Losartana potássica 50 mg; Losartana potássica 100 mg.
Devolução

Para os consumidores do medicamento, a devolução é realizada de maneira gratuita. Porém, é recomendado que o paciente consulte o médico para se orientado sobre como devolver o medicamento e como continuar o tratamento.

Nenhum comentário: