Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

ARES TEMPERADOS E AMENOS

Apesar das comentadas mudanças climáticas, penso que o Brasil ainda é detentor dos ares mais temperados e amenos que em qualquer outra região conhecida,  como disse Américo Vespúcio, em uma de suas cartas sobre o mundo novo.

E aí torna-se inevitável lembrar que as queimadas, aqui pelo sul (destaque para a Ilha de SC) diminuíram muito e que um dos responsáveis por isso foi o Turismo, eis que aqueles que viviam da agricultura de subsistência, em Ratones, por exemplo e que, em todo inverno (quando o capim melado estava esturricado) pregavam fogo à mata (as labaredas lambiam as encostas e topos de morro, impiedosamente), deixaram de fazê-lo, tendo sido atraídos para labores praianos mais rentáveis e menos sacrificados, a saber: jardineiros, faxineiras, vigilantes, porteiros de condomínios, ambulantes em praias, etc...

Obviamente, também a ação que órgãos de fiscalização ambiental (os quais agem por exigência constitucional, que assegura a todos os cidadãos meio-ambiente saudável - art. 225) deram e continuam dando, é uma contribuição inestimável, da maior relevância, para a contenção do desmatamento e da poluição, assim como para a regeneração das fontes de água, detalhes que contribuem, decisivamente, para o frescor dessa nossa amada terra.

Só não temos um clima mais ameno e agradável aqui na região, porque a construção civil aumentou muito e as vias de acesso entre bairos e em direção às praias foram asfaltadas, eis que tais itens da vida moderna dão suas parcelas de contribuição significativa para o aumento da temperatura. Ademais, o turismo e o desenvolvimento dos balneários provocou a circulação de automóveis e eles trazem inquestionável poluição e degradação ambiental.

Por isso não é mais uma carcterística da nossa ilha e adjacências aquele quadro descrito pelo já referido VESPÚCIO: [...] E por certo que se o paraíso terreal existe em alguma parte da terra, creio que não deve ser longe destes países; ficando situado ao meio-dia, com ares tão temperados, que nem no inverno gela, nem no verão faz calor [...]

Nenhum comentário: