Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Sobre a China

- JARED DIAMOND - Armas, germes e aço - Edit. Record/RJ e SP/2001, p. 254: 

A inovação na China também variou nitidamente com o tempo. Até por volta de 1450, a China era tecnologicamente muito mais inovadora e avançada que a Europa, mais até que o Islã medieval. 
Nas extensa lista de invenções chinesas estão incluídas comportas para fechamento de canais, ferro fundido, perfuração em profundidade, arreios eficientes para animais, pólvora, pipas de brinquedo, bússolas magnéticas, tipos móveis, papel, porcelana, impressão (com exceção do disco de Festos), leme de popa e carrinhos de mão. 
Depois, a China deixou de ser inovadora, por razões que abordaremos no epílogo. Em contrapartida, consideramos a europa ocidental e as sociedades norte-americanas que dela derivaram líderes do mundo moderno em matéria de inovação tecnológica, mas a tecnologia era menos avançada na Europa ocidental do que em qualquer outra área “civilizada”do velho mundo até o fim da Idade Média.

Lendo Lenin, vi uma referência ao Levante dos Boxers, assunto sobre o qual, confesso, nada conhecia. 
A história do tal levante, descrita em minucias na Wikipedia, é muito interessante, inclusive pelo envolvimento do cristianismo, demolição de templos de outras religiões, etc...

Nenhum comentário: