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quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Israel e Nasa criam "forma ecológica e rápida" de transporte público




Posted by Jorge Magalhães


Um projeto-piloto feito em colaboração com a Nasa (agência espacial americana) deve levar às ruas de Tel-Aviv, em Israel, um trem aéreo elétrico, com trilhos de alumínio, que está sendo promovido como uma "forma ecológica e rápida" de facilitar o transporte público. O prefeito Ron Huldai afirmou que o chamado "trem aéreo" terá uma primeira fase com uma linha de 7 km, perto do porto (norte da cidade), concluída em dois anos.

Os veículos poderão alcançar uma velocidade de 240 km/h e "voarão" em uma altura de 7 metros, presos sob trilhos suspensos no ar. O sistema será movido a eletricidade, parte da qual será "produzida pelo próprio sistema", explicou Jerry Senders, diretor da empresa Skytran, responsável pela tecnologia. Segundo ele, dentro de cada veículo haverá um "motor linear" que será movido por um misto de eletricidade e ondas magnéticas. "A principal inovação do projeto é o movimento por intermédio de ondas magnéticas, e essa é a contribuição tecnológica da Nasa. "Não haverá atrito entre o veículo e o trilho de alumínio já que, a partir do momento em que o veículo começar a se mover, se criará, por meio da onda magnética, uma especie de travesseiro de ar e cada bondinho navegará no ar".
O único momento em que haverá atrito com o cabo de alumínio será quando o veículo parar nas estações. Para o especialista, "trata-se de uma maneira econômica, rápida e ecológica de resolver o problema do transporte público", já que o projeto custará apenas US$ 6 milhões por cada quilômetro. Para efeitos comparativos, a prefeitura de Jerusalém concluiu recentemente a construção de um bonde que cruza a cidade, que durou 12 anos e custou mais de dez vezes o preço por quilômetro. E estima-se que o custo por quilômetro do metrô de São Paulo seja de US$ 60 milhões a US$ 100 milhões.
Os trilhos de alumínio do trem aéreo de Tel-Aviv serão erguidos entre postes, que também servirão como fonte de energia. "O sistema aproveitará ondas magnéticas que serão geradas pelo próprio movimento dos veículos sob os trilhos de alumínio", afirma a prefeitura. Os veículos serão leves e pesarão apenas 200 kg cada, e poderão transportar dois passageiros por vagão. Mas, segundo Sanders, poderão transportar até 11 mil pessoas por hora. Os passageiros que entram nos bondinhos podem apertar um botão indicando em qual estação querem parar, como em um elevador. O presidente de Israel, Shimon Peres, já pediu que a empresa prepare planos para ampliar a rede aérea para as periferias de Israel, chegando até Eilat, no sul do país. "O sistema tem características de uma espécie de Internet física", explica Senders, "uma rede ilimitada de linhas aéreas, que poderá, inclusive, ter estações dentro de edifícios e sobre os prédios".


Fonte: COISAS JUDAICAS

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