Missa do Papa será realizada nas fazendas Mato Alto e Vila Mar, em Guaratiba, na Zona Oeste
Celebração será no dia 27 de julho do ano que vem e deverá reunir 2,5 milhões de pessoas
Papa Bento XVI acena ao fim de missa na Basílica de São Pedro, no VaticanoTONY GENTILE / REUTERS
RIO - O diretor de produção da Jornada Mundial da Juventude, Jomar Pereira da Silva Júnior, divulgou no início da tarde desta quarta-feira o nome das duas fazendas onde será celebrada a missa pelo Papa Bento XV. Os locais escolhidos são a Fazenda Mato Alto (conhecida também como Granja Agrícola e Pastoril ou Fazenda do Saco) e a Fazenda Vila Mar, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. As duas fazendas - que são vizinhas e ficam perto da estação BRT Mato Alto - serão usadas como pontos de concentração de peregrinos a partir do dia 27 de julho de 2013. A missa, no dia 28 de julho, será celebrada num altar a ser montado na Vila Mar.
Os preparativos para a melhoria da infraestrutura da área começam ser feitos em janeiro. A expectativa é que dois milhões e meio de pessoas assistam à missa. Segundo o prefeito Eduardo Paes, o esquema especial de trânsito será montado para atender ao evento.
Um fonte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já informara ao GLOBO, pela manhã, que a Fazenda Mato Alto era um dos pontos escolhidos. Mas o prefeito Eduardo Paes, em entrevista coletiva realizada no fim da manhã, informara apenas que a missa seria celebrada em duas propriedades particulares localizadas depois da Estrada do Mato Alto, em Guaratiba. Os locais já foram aprovados pelo cardeal dom Orani Tempesta. A Abin ainda vai fazer uma vistoria de segurança no local até semana que vem. O primeiro local escolhido para a celebração — a Base Aérea de Santa Cruz — foi vetado por questões operacionais.
Entre os organizadores da JMJ, reunidos no Rio desde o dia 25 (o encontro acaba nesta quarta), está o economista italiano Marcello Bedeschi, que ajudou o então Papa João Paulo II, de quem era amigo, a criar, na década de 1980, a Jornada Mundial da Juventude. Bedeschi é o único membro do comitê que participou das 28 edições do evento. Ele cuida da exposição de arte sacra do Vaticano, que o Museu de Belas Artes sediará entre julho e setembro.
O momento principal da 28ª Jornada Mundial da Juventude ocorrerá de 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, que é a sede principal. Niterói e outros municípios são subsedes. Durante esses dias, católicos de 200 países participarão de catequeses com bispos em diversos idiomas, além de programações culturais, como teatro, cinema, música e dança, sempre com cunho religioso. Serão 27 palcos espalhados pela sede e pelas subsedes. No dia 25, o Papa chegará ao Brasil para o evento.
O lema do evento do próximo ano será “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). Mais informações no site <rio2013.com>.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário