Esse mamífero canino encontrado no sul do Brasil, norte da Argentina, Paraguai e Uruguai é popularmente chamado de ‘raposa-dos-pampas’. Mas sentimos informar que ao contrário do que o nome sugere, ele não é uma raposa. O graxaim-do-campo ou simplesmente graxaim pertence a outro gênero e é uma das três espécies de canídeos silvestres que habitam os campos sulinos. É um animal solitário, que só costuma sair da toca no fim da tarde ou à noite, e só se reúne em pares na época da reprodução. Ameaçado pela caça e expansão de plantações de soja e eucalipto, ele tem sido visto cada vez mais próximo a áreas urbanizadas, o que pode ser bom para observá-lo, mas não é exatamente uma boa notícia.
Perfil
- I.A.S.
- Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR
Mensagem aos leitores
Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário