Penitenciária de São Pedro de Alcântara receberá representantes do DF.
Investigações apuram denúncias de maus-tratos e torturas contra presos.
Joana Caldas e Rodrigo Saccone Do G1 SC, com informações da RBS TV
Agentes do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República iniciam na segunda-feira (19) um trabalho na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis. O objetivo da visita é apurar uma denúncia de que 69 presos teriam sido torturados no local.
De acordo com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, "maus-tratos, violências existentes dentro dos presídios acabam repercutindo também em violências do lado de fora". Na quinta (15), o Ministério Público de Santa Catarina havia montado uma força-tarefa para ouvir os presos da penitenciária de São Pedro de Alcântara. Autoridades do estado investigam a hipótese de que os ataques a ônibus e bases da polícia desde a segunda-feira (12) estejam relacionados às denúncias de maus-tratos em presídios do estado.
Na próxima segunda (19), também haverá uma reunião para definir o cronograma de ações e os estados a serem visitados pelos agentes do governo federal. Outra iniciativa será pressionar a Câmera dos Deputados para que seja aprovado ainda este ano o sistema nacional de prevenção e combate à tortura. O projeto dá autonomia para que peritos vistoriem as penitenciárias sem aviso prévio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário