Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Entenda como um fungo e o ebola podem fazer o chocolate acabar

Demanda tem crescido demais, segundo duas gigantes do ramo



Produção está ameaçada por fatores externos na África


O mundo está comendo chocolate demais. É isso o que as gigantes do ramo, Mars, Inc. e Barry Callebaut anunciaram, segundo o jornal americano Washington Post. E o pior é: o doce vai ficar em falta.

A conta é simples. As pessoas estão consumindo mais chocolate do que é produzido. E a estimativa é que o déficit aumente. Em 2020, deve ser 14 vezes o de 2013. Em 2030, a defasagem deve ser de 2 milhões de toneladas métricas.

Um dos fatores que influencia a baixa na produção é um novo fungo que surgiu na África Ocidental, onde 70% do cacau mundial é produzido. O surto do vírus ebola também afetou a região.

Ao mesmo tempo, a demanda aumentou, principalmente devido ao crescente consumo na China, embora a maior procura ainda seja no mercado europeu. A popularização de chocolates amargos, com maior teor de cacau, também está pressionando a produção.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: