Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 2 de maio de 2019

Maçonaria é, ou não, "religião"?

O tema é bastante controvertido, inclusive na esfera do Judiciário, isto porque, se religião, gozaria de imunidade quanto a impostos. Caso contrário, não.
Muito já se discutiu a respeito e lendo a obra de OCTACÍLIO SCHÜLER SOBRINHO, um maçom proeminente do Estado de SC ("Ordem e Trabalho/Esta é tua história"), na página 76, encontra-se uma afirmação enfática: "A Maçonaria mantém-se indiferente a uma religião singular, isto porque não é uma religião, e procura permanentemente a reconciliação dos povos pelo espírito do amor e da caridade".
Temos aí, portanto, mais um "pedreiro livre" a defender a tese de que Maçonaria não é religião. 
Na mesma obra de Schüler, o tema voltou a ser aventado na página 114, dela constando a afirmação  "(...) Maçonaria não é religião".
A recorrência do tema é impressionante e volta à análise na página126, onde é citada a afirmação de outro maçom, Aldo Linhares: "Maçonaria não é, nunca foi e não quer ser religião"

Nenhum comentário: