PAULO LOPES
jornalista
O colunista da Folha Hélio Schwartsman escreve ser favorável à colocação de câmera na farda de PMs porque, como ficou provado, isso evita morte de pessoas pelos policiais. "É só apertar play que as pessoas já começam a se comportar melhor."
Ele afirma que essa câmera que vigia o comportamento das pessoas não é invenção da moderna tecnologia, porque existe desde os primórdios da humanidade: é Deus.
"[As] religiões criaram a figura de um Deus que tudo vê e mantém registro do que cada um de nós faz para efeitos de castigo/recompensa futuros."
Continua: "esse Deus onividente é, se quisermos, uma câmera virtual que religiões instalam nas cabeças dos fiéis com o intuito de fazê-los comportar-se melhor. Funciona. Há toda uma família de experimentos psicológicos que mostram que as pessoas, quando lembradas (primed) da ideia de Deus, adotam atitudes mais pró-sociais em jogos econômicos."
Ressalta-se que nem todos precisam dessa "câmera" para se comportar melhor, tendo, por exemplo, compaixão, embora seja o cristianismo que prega o "amor ao próximo".
A câmera das religiões
Nenhum comentário:
Postar um comentário