Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 21 de junho de 2022

O uso de "pelotas" no rio Tijucas

Quem imagina que só no RS se fazia uso das embarcações com "casco" de couro bovino para atravessar rios, está redondamente enganado. 

Relendo ROBERT AVÉ-LALLEMANT ("Viagens pelas Províncias de Santa Catarina, Paraná e São Paulo" - 1858) deparei-me com o trecho que segue transcrito:

A canoa está pronta na margem, mas que canoa! Lêem-se com agrado histórias americanas de canoas feitas de troncos  escavados, nas quais pacificamente se desce o rio;  mas não s fala num couro de boi seco, em que a gente se sente como um jovem deus fluvial, e que, atrelado a um negro ou a um índio, e puxado para  a outra margem.

Nenhum comentário: