A Brewdog tem um bar em São Paulo, em Pinheiros. (foto: Tiago Queiroz/Estadão)
Carla Peralva, no Paladar
25 milhões de libras (mais de 38 milhões de dólares, ou 111 milhões de reais). Esse é o tamanho da ambição da Brewdog. Mais uma vez, a cervejaria escocesa está acionando seus fãs pelo mundo para levantar, via financiamento coletivo, a quantia necessária para investimentos e expansões.
Parte dela será usada para a construção de um hotel temático ao lado da sede da cervejaria, em Ellon, na Escócia. O principal atrativo? Em cada quarto, uma torneira de chope Brewdog.
A criação de uma nova fábrica com capacidade de produção de 300 hectolitros de cerveja, uma destilaria artesanal e novos pubs em Londres, Berlim e outras cidades também estão nos planos da cervejaria para o dinheiro arrecadado.
A campanha é uma nova rodada do Equity for Punks, projeto de microfinanciamento que permite que qualquer fã da cervejaria se torne sócio. Mais de £7 milhões (R$ 31 milhões) já foram arrecadados dessa forma. Desta vez, 523.316 ações estão à venda e o investimento mínimo que pode ser feito é de £95 (R$ 421). Se todas as cotas forem vendidas, os fãs-investidores serão donos de 23% da empresa.
“Esse modelo de financiamento (em que uma grande empresa compra ou assume o controle acionário de uma cervejaria artesanal para permitir que ela se expanda) está destruindo a indústria das cervejas artesanais. Estamos espalhando nosso controle acionário de propósito, pois aí não seremos mais alvo dessas grandes empresas – ter mais de 15 mil acionistas torna quase impossível que qualquer uma nos compre”, disse Martin Dickie, co-fundador da Brewdog em entrevista ao The Telegraph.
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