A invenção de cientistas de Nizhny Novgorod ajudara a facilitar a vida dos automobilistas. O sistema de ignição de motor a laser, desenvolvido na Universidade Politécnica, permitirá ligar o carro sem dificuldades mesmo em 50 graus negativos. Além disso, o consumo de gasolina irá diminuir e o motor se tornará mais ecológico.
Na Rússia e no mundo, este é o primeiro dispositivo desse tipo. O chefe do departamento de dispositivos de energia e motores de calor da Universidade Politécnica de Nizhny Novgorod, Vladimir Khomich, falou à Voz da Rússia sobre as vantagens da ignição a laser:
“Atualmente, as exigências relativas à ecologia são grandes, e a ignição a laser permitirá reduzir as emissões tóxicas de óxidos de azoto. Assim, poderemos passar sem complicados neutralizadores de gases no escape do motor. Nós vemos isso como uma grande vantagem. O processo de combustão ocorre a uma temperatura mais baixa. A tais temperaturas não se formam óxidos de azoto.”
No novo dispositivo, a mistura de combustível é inflamada por um impulso de luz concentrado. Segundo os inventores, ele pode ser concentrado no centro da câmara, o que ira assegurar uma queima completa do combustível. O processo é fácil de controlar, e ele ocorre mais rápido do que com velas convencionais. No final, o rendimento do motor deverá aumentar. Os trabalhos nesta área continuam, diz o cientista:
“Os americanos acreditam que é possível aumentar a potência do motor com a ajuda desta ignição. Por enquanto, nós somos mais cautelosos neste sentido. Em termos de ecologia, esta será uma boa iniciativa, mas em termos de eficiência e potência, são necessárias mais pesquisas.”
Por enquanto, o arsenal dos inventores conta apenas um dispositivo de laboratório – bastante grande e pesado. No futuro, o dispositivo vai se tornar mais compacto. O primeiro lote de velas cerâmicas a laser deve estar pronto até o final do ano. A principal tarefa agora é conseguir dinheiro para continuar o trabalho. Por enquanto, o projeto é considerado uma “iniciativa”, dizem na instituição, e não é financiado. Segundo especialistas, a tecnologia é única. Ela pode ser utilizada não só na indústria automóvel, mas também em outras áreas, – para a modernização de motores de grande porte, tais como turbinas a gás de usinas termelétricas.
Fonte: VOZ DA RUSSIA
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