Caçadores e suas águias estrelam festival na Mongólia
Os cavalinhos da região são pequenos e de curtos pescoços, como mostra a foto, mas já conduziram Gengis Khan e seus exércitos triunfalmente, por milhares de quilômetros, nas conquistas dos mongóis.
-=-=-=-=-=
DO ENVIADO A OLGII, MONGÓLIA
Todo mês de outubro, a cidade de Olgii sedia um dos eventos mais celebrados da Mongólia, o Festival da Águia. Com dois dias de duração, reúne dezenas de caçadores, que viajam até 180 km a cavalo com a enorme ave equilibrada no braço para participar da competição.
O trio formado por águia, cavalo e homem disputa duas provas. Na primeira, a ave é solta no alto de uma montanha e tem de pousar no braço do seu dono.
O segundo desafio, mais difícil, simula uma caçada: novamente, a águia é solta, mas dessa vez tem de agarrar uma pele de raposa arrastada pelo cavalo do seu dono. Em ambas as provas, ganha quem for mais rápido.
Os caçadores chamam tanto ou mais atenção do que as águias. Neste ano, havia 47 inscritos, com idades variando entre 20 e 80 anos. Imponentes, cavalgam em marcha acelerada e trajam roupas ricamente adornadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário