Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Polícia Civil prende dois integrantes do PGC responsáveis por atentados em Santa Catarina


Resta saber se as prisões poderão ser sustentadas em juízo ou se se destinam apenas a dar uma satisfação à opinião pública, porque parece que estarão aparecendo mais mandantes do que exequentes dos atentados.
-=-=-=-=-=
Organizadores de ataques foram capturados em São José e Itapema



Aos poucos, a Polícia Civil vai cumprindo os mandados de prisão temporária de 30 dias contra os organizadores dos atentados a Santa Catarina. Na quarta-feira, um homem foi preso em Itapema e outro em São José. As investigações apontam que ambos coordenavam os ataques em suas regiões.

A Justiça expediu 97 mandados e falta cumprir 22. Todos os procurados têm relativa importância no Primeiro Grupo Catarinense (PGC). Um dos focos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) era o Primeiro e Segundo Ministério, composto por presos e que tomam as decisões da facção.

Os mandados que estão sendo cumpridos são contra os chamados disciplinas, criminosos que estão nas ruas e cumprem as ordens vindas de dentro do sistema prisional, explica o delegado Antônio Cláudio de Seixas Joca da Deic. Ele conta que há dois tipos disciplinas, os de bairro e os regionais — estes não passam de cinco por grupo de cidades.

Morador de Balneário Camboriú, Rudis Leonardo da Silva, 21 anos, se enquadra no último caso e tinha participação direta nos ataques no Litoral Norte. Ele foi detido no Bairro Ilhota, em Itapema, numa casa alugada como esconderijo. O criminoso estava com munição de uso restrito e por isso foi preso em flagrante.

Rafael Rodrigues Tavares, 21 anos, era disciplina de bairro, no caso do Morro da Caixa, região continental de Florianópolis. O delegado Joca diz que o homem, que tem uma tatuagem dos irmãos Metralha no braço direito, organizou os atentados na Avenida Ivo Silveira e também os protestos contra policiais. Os agentes da Deic tinham a informação que ele estava em um Vectra e o veículo foi localizado no Bairro Campinas, em São José, às 16h30min de quarta-feira.

O carro era clonado e por isso Rafael vai responder por receptação junto com Wesley Jean Pierre, 18 anos, e um adolescente de 16. A análise feita pela Divisão de Furtos e Roubos da Deic comprovou alteração no chassis, vidros e nas etiquetas de identificação do veículos, adesivos colados na lataria, motor e assoalho.

A clonagem do carro também apareceu em mensagens existentes no celular de Wesley Jean Pierre que tratavam da entrega de um automóvel clonado. Segundo o delegado da Deic, os disciplinas recrutam o pessoal que comete os atentados. Pela ordem, a mão de obra mais usada é de pessoas com dívidas, adolescentes em busca de status e criminosos jurados de morte.

No momento, a prioridade da Polícia Civil é prender os disciplinas que têm mandados em aberto, mas as investigações continuam e novas prisões podem ser solicitadas.

DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: