Protesto ocorre quando o Papa Francisco se reúne com líderes da Igreja para discutir o combate à pedofilia.
Por France Presse
21/02/2019 09h20 Atualizado há um mês
Ativistas derrubam na noite desta quarta-feira (20) estátua do padre Henryk Jankowski, acusado de abuso sexual de menores, em Gdansk, na Polônia — Foto: Bartek Sabela/Gazeta Wyborcza/AP Photo
Três ativistas derrubaram na cidade polonesa de Gdansk a estátua de um ex-capelão do sindicato Solidariedade que foi acusado, segundo várias testemunhas, de atos de pedofilia.
O incidente, que ocorreu na noite desta quarta-feira (20), coincide com o início nesta quinta no Vaticano de uma cúpula histórica sobre a luta contra a pedofilia. O Papa Francisco se reúne com líderes da Igreja de todo o mundo para discutir o combate à pedofilia, crime que minou a credibilidade da instituição em todos os continentes e que foi acobertado e negado durante décadas.
Três homens colocaram uma corda em torno da estátua do padre Henryk Jankowski, falecido em 2010, e a derrubaram sobre pneus para amortecer o choque, segundo um vídeo que circula nas redes sociais.
Os ativistas divulgaram um manifesto no qual explicam que o objetivo de seu ato é "destruir o falso e odioso mito de Henryk Jankowski e não sua estátua".
Também afirmaram que o ato foi contra a Igreja Católica da Polônia, por falhar em resolver o problema dos abusos sexuais cometidos por clérigos.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/02/21/ativistas-derrubam-estatua-de-padre-polones-acusado-de-pedofilia.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário