Por Pascale Davies com Reuters• Última atualização: 14/03/2019 - 16:47
Arcebispo Marek Jedraszewski participa de coletiva de imprensa em Varsóvia -
@ Direito autoral :Reuters
Até 382 crianças foram abusadas sexualmente pelo clero na Polônia desde 1990, revelou a Igreja Católica polonesa.
Ele fez a alegação, uma vez que apresentou conclusões de uma investigação em uma conferência de imprensa na quinta-feira.
Cerca de 198 das vítimas tinham menos de 15 anos, segundo o relatório.
“Esta é uma questão especialmente dolorosa e trágica, pois está ligada a pessoas consagradas, que se dedicaram a servir a igreja, outros seres humanos. Eles têm confiança social e essa confiança social foi tão tragicamente violada ”, disse o arcebispo Marek Jedraszewski em Varsóvia.
O relatório faz parte de uma investigação sobre o abuso generalizado de crianças pelo clero em países como o Chile, os EUA, a Austrália e a Irlanda, que abalaram a Igreja Católica.
A Polônia é um dos países mais devotamente católicos da Europa, onde os padres têm um status social elevado. Quase 85% dos 38 milhões de habitantes da Polônia se identificam como católicos romanos e cerca de 12 milhões frequentam missas todos os domingos.
No entanto, as autoridades da igreja polonesa ainda não chegaram a um consenso sobre como abordar a questão do abuso sexual.
Fonte: https://www.euronews.com/2019/03/14/up-to-382-children-were-sexually-abused-by-clergy-in-poland-since-1990-says-polish-catholi
Nenhum comentário:
Postar um comentário