Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 4 de março de 2019

Brexit aumenta risco de suicídio entre agricultores no Reino Unido



04.03.2019 às 15h48




Um agricultor do sector pecuário deixou evidente numa das suas ovelhas a sua vontade para que o Reino Unido não saia da União Europeia

MARK WINTER / BARCROFT IMAGES / BARCROFT MEDIA VIA GETTY IMAGES
Somada aos efeitos do mau tempo, a incerteza em relação à situação legal e comercial no futuro próximo gera uma combinação potencialmente explosiva





A principal associação de agricultores do Reino Unido, a National Farmers Union (NFU), diz que os seus representados têm feito dezenas de chamadas para linhas de apoio aos suicidas nos últimos tempos. "Só nas últimas duas ou três semanas, tive muitos telefonemas preocupantes de agricultores que querem desistir, e que estão sob vigilância ao suicídio. Mas o que mais receio são os que não telefonam", disse Alistair Mackintosh, da NFU.

Sabe-se que as taxas de suicidos entre os agricultores são tradicionalmente elevadas em vários países – outro exemplo por vezes citado na Europa é a França. No caso do Reino Unido, além das dificuldades climáticas - secas no verão e tempestades de neve no inverno -, a indefinição em relação à forma que o Brexit vai assumir agrava a angústia da incerteza entre os profissionais dessa área.

Não é exagero afirmar que as dificuldades políticas atuais se tornaram um fator central. Um representante de outra associação do sector, a Farmer Network, usou a expressão "bomba-relógio" para descrever ao jornal "The Guardian" a situação dos industriais da pecuária que não sabem se vão poder continuar a exportar os seus carneiros após o dia 29 de março – data em que, para já, está marcada a saída da UE por parte do Reino Unido.

Números de 2001-2015 citados pela Farm Business indicam uma média de um suicídio por semana entre os agricultores britânicos. O suicídio é mesmo a principal causa de morte entre os 20 e os 34 anos nessa profissão, e já há campanhas de saúde pública especificamente destinadas a lidar com o problema.

Parte da dificuldade está em que se trata de culturas tradicionalmente conservadoras, onde a ideia de doença mental ainda tem um estigma associado. O que se tenta agora é convencer os agricultores a aplicarem a si próprios pelo menos uma fração do cuidado que põem nas suas culturas e explorações.

Fonte: https://expresso.pt/internacional/2019-03-04-Brexit-aumenta-risco-de-suicidio-entre-agricultores-no-Reino-Unido#gs.svGrRro2

Nenhum comentário: