Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 18 de agosto de 2021

EXCERTOS SOBRE MULA, MULATO, MULEIRO

Tenho o hábito de ler e colecionar alguns vocábulos em arquivos organizados em ordem alfabética.

Dos meus arquivos, catei o que segue: 



MULA (Ver ENXERTO, HIBRIDISMO, MULATO, MULEIRO, MULO, TROPEIRO)

Levítico - 19:19: O teu animal não farás juntar com outra espécie; teu campo não semearás com diversas semente, e roupa misturada de linho e lã não a porás sobre ti.

É a lei que se originou da Bíblia hebraica, sob o nome de SHAATNEZ.

- Ver MARCOS AGUINIS - A saga do marrano - Edit. Palíndromo/SP/2005, p. 48.

MULATO (ver ENXERTO, HIBRIDISMO, MULA)

- Macho asneiro, filho de cavalo e burra (...) - VITERBO - Elucidário…

- Fiquei impressionada com a grande preponderância da população negra. Pelo último censo a população de Pernambuco, incluindo Olinda, chegava a setenta mil, dos quais não mais de um terço era de brancos. Os demais são negros ou mulatos.
Os mulatos, em geral, são mais ativos, mais industriosos e mais espertos que qualquer das outras classes. Acumularam grandes fortunas cm muitos casos, e estão longe de ficar para traz na campanha pela inde pendência do Brasil. Poucos negros, mesmo entre os livres, conseguiram ficar muito ricos. Um negro livre, quando sua loja ou seu jardim corresponde ao seu esfôrço, vestindo-o e a sua mulher com um belo fato preto, um colar e pulseiras para a senhora, e fivelas nos joelhos e sapatos para adornar as meias de seda, raramente se esforça muito mais, e contenta-se com sua alimentação diária. Muitos, de tôdas as côres, quando conseguem comprar um negro, descansam, dispensando-se de demais cuidados. Fazem com que o negro trabalhe para êles, ou esmole para êles, e assim, desde que possam comer seu pão tranqüilamente, pouco se importam em saber como foi êle obtido. - MARIA GRAHAM - Diário de uma viagem ao Brasil (1821-1823) - p. 137. (português da época)

- Melhores ainda são para qualquer officio os mulatos; porém muitos delles, usando mal dos favores dos senhores, são soberbos e viciosos, e prezão-se de valentes, aparelhádos para qualquer desaforo.

E, comtudo elles e ellas da mesma côr, ordinariamente levão no Brazil a melhor sorte;- porque com aquela parle de sangue de Brancos, que tem nas veias e talvez dos seus mesmos senhores, os enfeitição de tal maneira, que alguns tudo lhes soffrem, tudo Ines perdoão; parece, que se não atrevem a reprehendê-los, antes todos os mimos são seus.

E não he facil decidir se n'esta parte são mais remissos os senhores, ou as senhoras; pois não falta entre elIes, e ellas, quem se deixe governar por mulatos, que não são os melhores; para que se verifique o proverbio, que diz - que o Brazil he Inferno dos Negros, Purgatorio dos Brancos e Paraizo dos Mulatos, e das Mulatas ; salvo. quando por alguma desconfiança, ou ciume, o amor se muda em ódio, e sahe armado de todo. o genero de crueldade, e rigor. - ANTONIL - Cultura e opulência do Brasil (...) - p. 32 - https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/222266

- MACHADO DE ASSIS - Casa velha - L&PM Editores/POA-RS/2011, p. 44 - pardo: como se chamava o mulato (palavra criada em analogia com mula, animal híbrido); o termo é usado em contraste com preto: este é o sujeito de pele escura, sem marca de ter ascendente europeu, enquanto aquele tem cor e pele menos escura, possuindo ascendente europeu.

- ALEXANDRE DUMAS - Memórias de Garibaldi - L&PM Editores S.A/1998, p. 132, falando sobre uma filha (Manuelita) do ditador argentino Rosas: em criança, nas vezes em que devia pedir algum perdão a Rosas, ela se valia de um curioso artifício para merecê-lo: exigia que o mulato Eusébio ficasse nu ou quase nu, mandava que o selassem e que o enfreassem como um cavalo, calçava em seus pezinhos andaluzes as esporas de gaúcho e, enquanto Eusébio se punha de quatro, ela montava em seu dorso. A incomum amazona vinha curvetear o seu bucéfalo humano diante do pai, queria daquela brincadeira singular e que, alegre, concedia a sua filha a rogada graça.

- JEAN BAPTISTE DEBRET - Viagem pitoresca e histórica ao Brasil - Vol. 1, p. 108, discorreu sobre o Caráter do Mulato, dito homem de cor, mestiço de negra com branco, afirmando que ele tem mais energia do que o negro e a parcela de inteligência que lhe vem da raça branca serve-lhe para orientar mais racionalmente as vantagens físicas e morais que o colocam acima do negro.
É naturalmente presunçoso e libidinoso, e também irascível e rancoroso, oprimido, por causa da cor, pela raça branca que o despreza e pela negra que detesta a superioridade de que ele se prevalece.
O negro, com efeito, afirma que o mulato é um monstro, uma raça maldita, porque, na sua crença, Deus a princípio criou apenas o homem branco e o homem negro. (...)

MULEIRO (Ver HÍBRIDO, MUAR, MULA, MULO, TROPEIRO)

- ANNE E DANIEL MEUROIS-GIVAUDAN - O caminho dos Essênios - Edit. Objetiva/RJ/p. 290: A animação ainda reinava lá fora; ouvíamos os gritos dos muleiros descarregando seus cestos diante dos balcões dos mercadores (...)

Nenhum comentário: