Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Maior reserva de água dos EUA está a secar e as imagens são preocupantes




1 / 31

Roger Kisby/Bloomberg via Getty Images

Foi declarada escassez extrema de água no Lago Mead , a maior reserva de água dos Estados Unidos, levando a grandes cortes de fornecimento nos estados do oeste do país. As imagens falam por si

As autoridades norte-americanas declararam, pela primeira vez, escassez de água no lago Mead (a maior reserva de água nos Estados Unidos) obrigando a cortes de fornecimento em diversos estados no oeste do país, como o Arizona e o Nevada, e, ainda, no México.

O lago Mead, localizado na fronteira entre o Nevada e o Arizona, abastece milhões de pessoas no oeste dos Estados Unidos. Esta é a primeira declaração de uma escassez de “nível 1” pelas autoridades norte-americanas, escreve o the Guardian. Depois de uma seca de 20 anos, a barragem que retém o rio Colorado recuou para os níveis mais baixos de sempre desde que foi construída, na década de 1930. O Arizona é o estado mais afetado, perdendo aproximadamente um quinto da água que era suposto receber do rio Colorado.

A barragem está com 35% da capacidade – a margem branca que se vê nas imagens, que reveste o perímetro do lago, indica onde estava o nível da água. O nível de água do lago deve cair ainda mais até o final do ano, levando a cortes em janeiro de 2022, anunciou o Bureau of Reclamation, a entidade que gere, desenvolve e protege a água e recursos hídricos nos Estados Unidos. O Arizona perderá 18% de seu fornecimento anual, Nevada terá um corte de 7% e haverá ainda um corte de 5% no abastecimento no norte do México.

“O sistema do rio Colorado está atualmente em 40% da sua capacidade, uma redução comparável aos 49% registados nesta época no ano passado”, anunciou a agência encarregada dos recursos hídricos.

Mas a escassez no lago Mead não é caso único. O lago Powell, o segundo maior reservatório do país, também alimentado pelo rio Colorado, atingiu seu menor nível: 32% de sua capacidade.

Fonte: VISÃO (PT)

Nenhum comentário: