Aeronáutica e Marinha vão realizar concurso para capelães evangélicos
Acabou a hegemonia católica,
mas persiste a discriminação
A Aeronáutica e Marinha abriram inscrições para admitir capelães e pela primeira vez o concurso público inclui pastores evangélicos.
O blog do deputado João Campos (PSDB-GO), presidente da Frente Parlamentar Evangélica, disse que a inclusão dos evangélicos se deve a “várias audiências” que essa representação e o presidente da Associação Pró-Capelania Militar Evangélica, Aluizio Laurindo, tiveram com o ministro da Defesa.
O concurso da Aeronáutica, que será realizado em outubro, informa que há duas vagas para “pastor evangélico” e duas para “sacerdote católico apostólico romano”.
A Marinha ainda não fixou a data do concurso. Há uma vaga para padre e outra para pastor evangélico, mas tem de ser da Assembleia de Deus — não há explicação para essa preferência.
Poderão concorrer homens e mulheres, desde que tenham experiência no mínimo de três anos em atividades pastorais.
Os admitidos terão a patente de primeiro-tenente. Os editais não informam sobre o valor do soldo, mas militares dessa patente ganham um pouco mais R$ 5.000.
Os novos editais quebram a hegemonia católica na capitania militar, mas persiste a discriminação, dada a diversidade religiosa da sociedade brasileira.
A Força Aérea dos Estados Unidos já resolveu essa questão. Ela tem capelães para todas as crenças, incluindo bruxaria, e também para os céticos.
Com informação da Frente Parlamentar Evangélica e dos editais.
novembro de 2011
agosto de 2011
Leia mais em http://www.paulopes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário