França confirma quatro mortes por uso de pílula anticoncepcional Diane 35
Um dos componentes da pílula Diane 35 pode aumentar o risco de trobose, segundo médicos | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Do Opera Mundi
A agência francesa de medicamentos confirmou neste domingo (27) a morte de quatro mulheres nos últimos anos devido aos efeitos secundários de um remédio receitado como anticoncepcional e para o tratamento de acne feminino. A pílula chamada Diane 35, produzida pelo laboratório Bayer e distribuída na França desde 1987, está diretamente associada a essas mortes, indica um comunicado da entidade.
Informação divulgada anteriormente afirmava que eram sete as vítimas mortais pelo uso deste produto, no entanto a agência afirmou que três desses casos tiveram origem em patologias diversas sofridas pelas pacientes.
A Diane 35 foi elaborada originalmente para o tratamento de acne, porém logo se generalizou sua prescrição como anticoncepcional. Segundo estudos médicos, um de seus componentes, o acetato de ciprosterona, multiplica em 6,6 vezes o risco de sofrer uma trombose. Um documento difundido ontem indica que até 16 de janeiro de 2013 foram registrados 125 casos de obstrução arterial associados ao uso dessa pílula ou seus genéricos.
Na sexta-feira, a Promotoria de Paris abriu uma investigação preliminar após uma denúncia apresentada contra a Bayer e os anticoncepcionais de última geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário