Alfred de Zayas destacou que crise na Venezuela é uma situação provocada de forma "completamente artificial" pelos EUA
13 de mar de 2019 às 12:05 AVN
Os Estados Unidos pretendem gerar caos, angústia e confusão na Venezuela, denunciou o ex-secretário do Comitê dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e antigo especialista independente dessa organização, Alfred-Maurice de Zayas.
Em entrevista para a Russia Today nesta terça (13/03), Zayas recordou que quatro semanas antes do golpe de Estado contra o mandatário socialista chileno Salvador Allende, "houve precisamente um apagão". "Salvador Allende estava no meio de um discurso quando isso ocorre, e evidentemente por trás do apagão estava a sabotagem".
O especialista disse que a ideia, com estas ações, é causar "soçobro, confusão e caos".
Zayas recordou que o "assédio" contra Allende não começou em 1973, mas em 1970 —no começo de seu mandato—, quando o então presidente dos EUA, Richard Nixon, falou com seu secretário de Estado, Henry Kissinger, dizendo "que não ia a tolerar um sistema econômico e social alternativo ao capitalismo".
De Zayas destacou que a crise na Venezuela é uma situação provocada de forma "completamente artificial" pelos EUA.
"É uma situação completamente artificial, não somente é ilegal, mas é artificial, os Estados Unidos então não somente estão causando este caos querem apresentar-se como bom samaritano", afirmou.
O analista, designado pelas Nações Unidas para a promoção de uma ordem internacional democrática e igualitária (2012-2018), destaca que esta estratégia estadunidense "não somente é ilegal e não somente viola o direito internacional consuetudinário", mas leva à morte.
Fonte: https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/55262/eua-querem-gerar-caos-e-angustia-na-venezuela-diz-ex-secretario-do-comite-dos-direitos-humanos-da-onu
Nenhum comentário:
Postar um comentário