Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fotógrafo descobre imagens feitas por pastor na Revolução Russa

Percebe-se a presença do pequeno cavalo das estepes da Mongólia no cotidiano.





Apesar do crescimento das mídias digitais, alguns fotógrafos ainda mantêm a fotografia analógica viva. Um projeto que se concentra nestas imagens é o de Anton Orlov, chamado 'The Photo Palace Bus', no qual ele criou um laboratório de foto itinerante, saindo da cidade de Orlov, San Diego, nos Estados Unidos. Acima, o pastor John Wells Rahill e três meninos russos em um vilarejo. Todas as imagens cortesia de Anton Orlov.


Um fotógrafo russo vivendo nos Estados Unidos descobriu um acervo inédito de fotos feitas por um pastor americano em plena Revolução Russa.

As fotos foram tiradas de uma coleção de slides de vidro, que permaneceram por décadas guardados em uma caixa. Elas pertenciam a John Wells Rahil, um pastor formado na Universidade de Yale em 1906 e que, em 1917, se juntou à ACM (Associação Cristã de Moços) com a ideia de visitar a Rússia e conferir de perto a revolução em andamento no país.

A caixa foi encontrada pela neta de Rahil, no Estado americano do Colorado, que as ofereceu, em 2005, a um tradutor e fotógrafo russo Anton Orlov, então vivendo em San Diego, na Califórnia.

Ao traduzir o material, Orlov se deu conta de sua importância histórica. O acervo inclui mais de 500 slides de vidro, ampliações e anotações, junto com um projetor. O grosso das fotos foram feitas por Rahil com uma câmera Kodak; muitas outras fotos compradas de estúdios profissionais russos.

Pelo que Orlov descobriu, Rahil, quando de volta aos Estados Unidos, deu várias palestras sobre seu trabalho na ACM durante a guerra. Mas, segundo Orlov, Rahil acabou entrando em uma lista negra no país, rotulado como comunista.

Orlov acabou comprando o acervo e criando um projeto para divulgá-lo, 'The Photo Palace Bus', um laboratório de ampliação fotográfica itinerante, que visa divulgar técnicas analógicas e fotos antigas.

Mais detalhes sobre os projetos de Orlov e as fotos antigas estão no site http://thephotopalace.blogspot.co.uk/2013/01/wwi-and-russian-revolution-photos-found.html

Fonte: BBC BR

Nenhum comentário: