Assunção, 14 mar (Prensa Latina) Vários camponeses e policiais ficaram hoje feridos depois dos incidentes registrados em Laritza Cué, departamento paraguaio de Caaguazú, ao intervir a força pública para desalojar lavradores sem terras.Cerca de 80 camponeses entraram nas propriedades da empresa Bioenergy, reclamadas por 180 famílias que alegam a ilegalidade de sua posse nas mãos dos empresários.
A intervenção para o despejo foi realizada por efetivos do Grupo Especial de Operações da polícia sem participação da promotoria, por não existir ordem judicial para tal operação, e se registraram disparos de escopetas com balas de borracha e também de armas de fogo.
Quatro agentes feridos e um número indeterminado de camponeses na mesma situação foram atendidos nos centros médicos próximos e o lugar encontra-se rodeado por mais de 100 efetivos do aparelho policial.
Uma delegacia de polícia próxima foi atacada e duas patrulhas sofreram sérios danos durante os protestos gerados pela violência do despejo.
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra outorgou aos camponeses o direito sobre 500 hectares do lugar, mas eles exigem três mil que asseguram serem ocupados de forma ilegal pela empresa privada.
A tensão mantém-se na zona apesar de um porta-voz dos lavradores realçar a disposição a entabular o diálogo com os chefes de polícia para tratar de evitar mais incidentes.
jf/jrr/cc
Modificado el ( sábado, 14 de marzo de 2015 )
Fonte: http://www.prensalatina.com.br/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário