Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Tailândia provocará chuva artificial para purificar o ar


Bangkok, 14 jan (Prensa Latina) Diante dos elevados níveis de contaminação, as autoridades tailandesas distribuem hoje máscaras e preparam-se para provocar chuva artificial com o objetivo de purificar o ar.

Informativos locais informam que serão empregados aviões de chuva para semear nuvens como parte de um esforço para diminuir a poluição que envolveu a capital nas últimas semanas.

A técnica de modificação do clima envolve a dispersão de produtos químicos no ar para ajudar na condensação das nuvens, o que em teoria deveria resultar em chuva.

Pralong Dumrongthai, diretor geral do Departamento de Controle de Contaminação da Tailândia, disse à imprensa que esperam levar adiante esta técnica amanhã, terça-feira, mas depende dos níveis de vento e umidade.

Os altos níveis de contaminação devem-se a uma combinação de pó pelas obras de construção, os gases de escape dos automóveis e outros contaminantes, que flutuam sobre Bangkok devido aos padrões climáticos prevalecentes.

O grupo ecologista Greenpeace assegura que esta cidade é atualmente a décima mais contaminada do mundo, enquanto apresentadores de televisão assessoram os espectadores sobre os tipos de máscaras adequadas para esta situação.

Entre as medidas para diminuir o impacto do ar impuro, distribuíram-se cerca de 10 mil máscaras e borrifaram água nas estradas para assentar o pó.

A Agência de Controle de Contaminação afirmou que ao redor da metade dos elevados níveis de PM 2,5 - uma pequena partícula que pode obstruir os pulmões - se devia às emissões de motores diesel, razão pela qual se limitou a circulação de caminhões.

Os incomuns altos níveis de contaminação por smog, piorados pelos padrões climáticos, causam alarmes em outros países do continente asiático.

A capital sul-coreana sofreu nesta segunda-feira um nível recorde de pó ultrafino, conhecido como carcinógeno de classe um, motivo pelo qual o Ministério de Meio Ambiente limitou a circulação de veículos a partir desta terça-feira.

mv/avr/mm/gdc

Nenhum comentário: