Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mudança do clima vai inundar Lisboa

Ambiente: subida do nível do mar terá efeitos devastadores nos estuários

Agência Portuguesa do Ambiente diz que o País tem de se adaptar ao clima do futuro. Produção agrícola será menor perante o aquecimento.

Por:João Saramago / /Nuno Sousa Moreira

Lisboa será uma das cidades mais expostas aos efeitos nocivos resultantes do aquecimento global e da consequente subida do nível do mar, resultante do degelo do Ártico. 

Para o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, é preciso "repensar as cidades tendo em conta a necessidade de adotar um clima futuro diferente". Uma mudança resultante da temperatura que pode vir a aumentar 4,8º C. Até final do século e o nível do mar irá também subir até 82 centímetros, segundo revela o último relatório de avaliação do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, divulgado na sexta-feira.


Pergunta CM
Alterações climáticas preocupam-no?

A apresentação do trabalho levou especialistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a alertarem ontem para os efeitos devastadores que serão registados nos estuários e rias portuguesas, provocando uma redução da produção agrícola. "A verificar-se a subida do nível do mar e a consolidar-se será necessário tomar medidas para proteger o Litoral", disse ao CM Pedro Viterbo, diretor do IPMA, e um dos investigadores que participou na elaboração do relatório. 

O especialista em alterações climáticas Filipe Duarte Santos defende que é possível minimizar os riscos do aumento do nível do mar, através de infraestruturas que impeçam um avanço do mar". Membro do grupo que criou o relatório avisa que é necessária uma avaliação criteriosa e detalhada dos riscos da costa portuguesa.

Nenhum comentário: