Uma empresa israelense está treinando ratos para serem minúsculos detectores de bombas. Muito parecido com os cães, os ratos têm um olfato apurado e podem ser treinados para realizar atividades discretas e responder a estímulos.
No entanto, os ratos não são geralmente usados para executar tarefas de detecção porque muitos sentem repugnância aos roedores como sendo pragas e sujos.
A equipe da X-Test, uma filial do grupo israelense Tamar, no entanto, diz que os ratos realmente têm diversas vantagens sobre os detectores caninos normalmente vistos em unidades policiais em aeroportos e em outras diversas ações de invetigação. "Eles são tão bons como os cães na medida de sua capacidade de sentir o cheiro, mas eles são menores e mais fáceis de treinar", disse Yuval Amsterdam da X-Test numa entrevista ao The Independent. "Eles são baratos, e você não precisa levá-los para passear. Uma vez que eles são treinados, eles se tornam bio-sensores."
O plano, que foi desenvolvido por uma empresa fundada por antigos oficiais da IDF que visavam impedir ataques terroristas, é colocar os ratos em gaiolas e movimentá-los no aeroporto com seus manipuladores. Espera-se que os ratos serão muito menos perceptíveis do que cães farejadores, facilmente identificados no meio da multidão. Os roedores também alertarão a segurança para possíveis ameaças por reagir ao odor de explosivos na roupa ou em sacos.
Fonte: http://www.ruajudaica.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário