Você sabia? Veja 15 fatos pouco conhecidos sobre as Araucárias
Postado em 24 de junho de 2015
Árvore-símbolo do estado desperta crenças populares.
Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Autor: Igor Castanho
A Araucária faz parte do dia a dia dos paranaenses, mas há vários fatos pouco conhecidos sobre a árvore e sua famosa semente, o pinhão. Algumas dessas curiosidades foram listadas pelo portal AgroGP. A fonte das informações são da Secretaria da Cultura do Paraná e de especialistas no assunto. Confira:
Crenças populares
Veja algumas crenças populares sobre as araucárias, levantadas por Alberico Figueira:
Saiba Mais
1 - Na sabedoria popular acredita-se que quando a araucária deixa cair as folhas no silêncio da noite trata-se de um prenúncio de seca, que tende a reduzir a produção das lavouras.
2 – Já quando os galhos da araucária “rangem” à noite com o impulso dos ventos, trata-se de má notícia. A crença é de que alguém está para morrer e o pinheiro está oferecendo madeira para o caixão.
3 - Se a araucária “canta” quando embalada pelas brisas da madrugada, é sinal de que haverá noivado na vizinhança.
4 – Se pela manhã caírem gotas de água dos ramos da araucária, é sinal de noiva que chora ao deixar o lar paterno.
5 - Quando uma araucária cai, acredita-se que alguém tombou varado por bala, em sangrenta luta.
6 - Se ao passar por um pinheiro caírem folhas verdes, é sinal de que alguém estima a pessoa ocultamente. Mas se as folhas forem secas, é sinal de ódio.
7 - Quando os ramos da araucária se inclinam para o lado em que o sol brilha é sinal de tempo bom. Se os ramos se conservam sem vivacidade, é aviso certo de temporais.
Detalhes das árvores
Saiba como funciona o cultivo das araucárias, conforme informações de técnicos no assunto:
8 - Um pomar de araucárias rende mais de cem anos de colheita. Um hectare dá, todo ano, a partir de 2,4 mil quilos de pinhão, podendo chegar ao dobro disso.
9 - Com o quilo do pinhão a R$ 4, a renda de um hectare de araucárias produzindo pinhão pode ser dobro da obtida com a soja.
10 – O tipo mais produtivo é o pinheiro Caiová, que rende até 100 pinhas por árvore a partir dos 12 anos.
11 – Para plantar um pinhão e dar origem a uma araucária há um teste fácil: coloque os pinhões dentro de um recipiente com água. Os que afundarem vão germinar facilmente, enquanto os que flutuarem devem ser rejeitados, pois não servem para o plantio.
12 – O plantio do pinhão de ser feito direto na terra ou em recipientes com profundidade de 15 a 20 centímetros para que suas raízes possam crescer. O pinhão não deve ser colocado a 90° em relação ao solo.
Benefícios para a saúde
Semente da araucária, o pinhão também é um alimento saudável, conforme apontam os nutricionistas:
13 – O pinhão tem atraído consumidores por ser um alimento sem glúten, com baixo índice glicêmico e altos teores de proteínas, fibras alimentares e amido.
14 – A semente também é rica em minerais como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. São encontrados ainda os ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9), que contribuem para a redução do colesterol do sangue, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares
15 – Pesquisas tentam desenvolver snacks e chips à base de pinhão. Também há testes para a produção de farinhas e barras de cereais.
Bônus: A árvore foi homenageada pelo menos três vezes no Paraná: há uma cidade do estado chamada Pinhão (região Central), e outra chamada Araucária (Região Metropolitana de Curitiba) e outra chamada Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Isso sem falar em derivações como Pinhalão (Norte), Ribeirão do Pinhal (Norte), Pinhal de São Bento (Sudoeste). E tem ainda Curitiba, uma derivação da frase índigena “terra de muito pinhão”.
Fonte: GAZETA DO POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário