Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



terça-feira, 6 de julho de 2021

Igrejas são incendiadas no Canadá após descoberta de sepulturas de indígenas em orfanatos

Desde que foram descobertas cerca de mil sepulturas não identificadas de jovens indígenas em antigos internatos católicos na província da Colúmbia Britânica, no Canadá, quatro igrejas foram incendiadas.

No sábado (26) pela manhã, com intervalo de uma hora, houve a queima das igrejas de Santa Ana e de Chopaka, ambas em territórios de povos indígenas da Colúmbia Britânica.

Dois dias antes, ocorreu o anúncio da descoberta de mais de 750 túmulos no antigo internato em Marieval, na região.

No dia 21, duas igrejas, em Penticton e Oliver, já tinham sido alvo de ataque.


Até agora, a polícia canadense não descobriu os autores do incêndio, mas a suspeita é que haja "uma possível ligação" com as sepulturas sem identificação.

Lideranças indígenas têm cobrado das autoridades e da Igreja Católica esclarecimentos sobre as ossadas.

"É preciso saber quem morreu, é preciso saber como morreram, é preciso saber quem foi o responsável pelas mortes ou quem estava cuidando das crianças no momento em que morreram", disse Murray Sinclair, membro da Primeira Nação Peguis.

Fonte: https://www.paulopes.com.br/2021/06/igrejas-sao-incendiadas-no-canada-apos.html?m=1#.YORTAehKiHt

Nenhum comentário: