Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Origens de Portugal

Nos tempos antigos, quando o poderoso povo romano dominou quase toda a Europa, havia na Península Ibérica, atualmente formada por Portugal e Espanha, uma região chamada Lusitânia. 
Nessa região, à foz do rio Douro, os romanos fundaram a povoação de Cale, mais conhecida por Portucale, de onde se derivou o nome Portugal. 
Depois dos romanos, outros povos invadiram a Península Ibérica, sendo que os árabes permaneceram nessa região por vários séculos e é por isso que muitas palavras da língua portuguesa são de origem árabe, como açúcar, alface e álcool. 
Mas, como os invasores eram muçulmanos (seguidores do Islamismo, religião fundada por Maomé), os cristãos da península revoltaram-se contra a sua dominação e conseguiram fundar vários reinos; desses reinos, um dos mais importantes era o de Leão, que se estendia até a região de Portucale, então chamada Condado Portucalense porque era administrada por um conde.

ANTÔNIO JOSÉ BORGES HERMIDA - Compêndio de História do Brasil - Cia. Edit. Nacional/SP/1968.

Nenhum comentário: