Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Outros tempos

Muitos pais mostram-se decepcionados com seus filhos, aos quais tentam, em vão, convencer de que precisam, para garantir seus futuros, frequentar uma Universidade.

Pois bem: Gaspar Silveira Martins, expoente da política do RS, lá pelos idos de 1890, teria noticiado a seguinte situação: 

No recinto da corte ilustre de Ludovico, em Milão, anunciou-se, certa vez, a palavra de Leonardo da Vinci. 

Um velho doutor, coberto pela branca peruca, indagou de um jovem cortesão: "Esse Sr. Leonardo da Vinci é formado em Medicina?". 

Ao que lhe respondeu o cortesão: 

"É simplesmente Leonardo da Vinci. Não é formado em nada. Mas é informado de tudo".

Conforme  MANOELITO DE ORNELLAS -  Máscaras e murais da minha terra -  Of.  Graf. da Livraria do Globo S. A./1968, p. 19 e 20.

O problema é que nenhum dos nossos filhos possui as qualidades do ilustre Da Vinci, para conquistar um lugar ao sol, mesmo sem título universitário. 

É certo que título universitário não é garantia de privilégio na escala social, mas que constitui, em condições normais, um poderoso diferencial, aumentando as chances de chegar-se às eminências da sociedade, não é possível ter-se a menor dúvida. 


Nenhum comentário: