Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Capital do Império

Você sabia?


Na sessão do senado em 9 de julho de 1852, o Senador Hollanda Cavalcante apresentou um projecto, cujo art . 1° rezava assim : 

Entre os rios S. Francisco, Maranhão ou Tocantins, e as latitudes de 10 e 15° S. proceder-se-ha ao reconhecimento de um terreno, cuja salubridade seja notoria e comprovada por dados scientificos: e esse terreno comprehendera a área de um polyedro de que a regularidade será subordinada a pequenos desvios que permittam limites naturaes, como as margens de rios, vertentes de montanhas, corregos ou grotas; e esse polyedro, presumido circrunscripto a um Círculo, tera um raio de 10 leguas, e será tal territorio destinado á fundação da Capital do Imperio». Esse projecto era composto ele nove artigos.

Em itálico, a transcrição dos Apontamentos para o Dicionário Geográfico do Brasil, de autoria de ALFREDO MOREIRA PINTO, publicado em 1894 (vol. A-E) - Português do original

Nenhum comentário: