Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

História de SC



Atenção historiadores.

Henrique Boiteux, biografando a figura do CORONEL DE ENGENHEIROS JOÃO DE SOUZA MELLO E ALVIM, na obra "Santa Catharina na Marinha" (1912), informou que o biografado tinha um tio cujo título era Visconde de JURUMIRIM. 

Acho que tem alguma relação com o vocábulo JURERÊ. 

Vejamos um dos primeiros historiadores do Brasil:

- FREI VICENTE DO SALVADOR - História do Brasil (1500-1627) - Cia Melhoramentos de SP/1954, p. 95: 

De um depoimento prestado em Sevilha a 9 de out. de 1549 (cópia na Bib. Nac.) consta que no ano anterior partiram dos Ilhéus um navio de Martim Vaz, de São Vicente um de Paschoal Fernandes, desceram para Jurumerim e na laguna de Viaçá aprisionaram cento e tantos homens e mulheres que estavam sendo doutrinados por um frade castelhano.


Nenhum comentário: