Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Sobre Jurerê

O campo (ou restinga) onde estão situados o Jurerê Tradicional e o Jurerê Internacional era conhecido, em documentos antigos, como Campo da Ponta Grossa.

Biografando Mello Alvim, o historiador Henrique Boiteux (na obra Santa Catharina na Marinha - publicada em 1912) registrou : 

(...) recolheu-se o infatigavel engenheiro á capital, para dar inicio á medição, demarcação e levantamento da planta do campo de Ponta  Grossa a Cannavieiras, na ilha de Santa Catharina (...)

Ponta Grossa é onde o Jurerê Internacional termina, a oeste. Assim chamada ante a configuração do costão de grandes pedras, muito provavelmente.

Notar a grafia CANNAVIEIRAS.     

Nenhum comentário: