Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 24 de janeiro de 2021

EUA estão 'saqueando' petróleo sírio para o 'enviar a Israel', declara ex-diplomata norte-americano


© AFP 2020 / Youssef Karwashan
08:33 24.01.2021(atualizado 09:03 24.01.2021)URL curta

Os EUA estão saqueando os recursos naturais da Síria para enviá-los para outros lugares, que se beneficiarão do roubo americano, declarou J. Michael Springmann, ex-diplomata dos EUA na Arábia Saudita.

"Os EUA estão movendo soldados do Iraque, que estão ocupando, para a Síria, que continuam a ocupar, para saquear o petróleo sírio da população do país e enviá-lo a outro lugar, provavelmente para a entidade do Apartheid [Israel] e outros lugares, que vão beneficiar do roubo norte-americano do petróleo sírio", comentou à Press TV.

Ao ser questionado sobre o envio de tropas dos EUA do Iraque à Síria, Springmann, que foi chefe do departamento americano de vistos na Arábia Saudita de 1987 a 1989, afirmou que este tipo de ação "é típica dos EUA e deveria ser mostrada em contraste com os 25.000 soldados que estavam em torno de Joe Biden durante a cerimônia de posse, há alguns dias".

Anteriormente, uma emissora síria relatou que, no dia 21 de janeiro, 200 soldados foram levados para as bases americanas na cidade de Al-Shaddadi a bordo de helicópteros.

A cidade fica cerca de 60 quilômetros ao sul da capital provincial síria Al-Hasakah, para onde a coalizão militar liderada pelos EUA havia enviado 40 caminhões carregados de armas e equipamentos logísticos.
© AP PHOTO / FELIPE DANA
Combatente das Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiado pelos EUA, perto da base do campo de petróleo de Al-Omar, leste da Síria (foto de arquivo)

Informações citadas pela agência de notícias síria SANA indicam que, posteriormente, as forças norte-americanas serão estacionadas no campo de petróleo de Omar e no campo de gás de Koniko, como parte do plano de Washington de assumir o controle sobre as reservas de petróleo da Síria.

Springmann também enfatizou o que descreveu como a "abordagem equivocada da política externa" dos EUA.
"Joe Biden é alguém em quem não se pode confiar. Nem mesmo seu próprio povo pode confiar nele. Os Estados Unidos da América têm forças que ocupam a Alemanha e o Japão 75 anos após a Segunda Guerra Mundial", afirmou.

O Pentágono segue alegando que as forças e equipamentos militares dos EUA estacionados no nordeste da Síria são uma medida para proteger os campos de petróleo da região e evitar que caiam nas mãos do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países).
© SPUTNIK / MIKHAIL VOSKRESENSKY
Poço de petróleo nos arredores da cidade síria de Deir ez-Zor, na Síria

Em outubro de 2019, o então presidente Donald Trump afirmou que os EUA "guardarão o petróleo" no nordeste da Síria.

"Estamos guardando o petróleo [...] Queremos guardar o petróleo, US$ 45 milhões por mês [...] Devemos poder ficar com algum também, e o que pretendo fazer, talvez, é fazer um acordo com a ExxonMobil ou uma de nossas grandes empresas para ir até lá e fazê-lo corretamente", afirmou.

O embaixador da Síria na Organização das Nações Unidas (ONU), Bashar al-Jaafari, ressaltou que "as forças de ocupação dos EUA, na frente das Nações Unidas e da comunidade internacional, deram um novo passo para saquear os recursos naturais da Síria, incluindo o petróleo e gás, através da Delta Crescent Energy".

O jornal Politico informou no início de agosto de 2020 que a empresa americana Delta Crescent Energy LLC fez um acordo secreto com as autoridades curdas no nordeste da Síria para desenvolver e exportar o petróleo bruto da região.

Antes da guerra civil apoiada pelos EUA, iniciada em 2011 após protestos em todo o Oriente Médio, a Síria produzia aproximadamente 380.000 barris de petróleo por dia.

Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2021012416833888-eua-estao-saqueando-petroleo-sirio-para-o-enviar-a-israel-declara-ex-diplomata-norte-americano/

Nenhum comentário: