Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Espanha: Em revolta, trabalhador destrói veículos da Mercedes após demissões em massa da multinacional


Operário causou prejuízo de 6 milhões de euros para multinacional alemã. Foto: Araba/El Correo.




Na véspera de ano novo, 31 de dezembro, em Vitória, na Espanha, um trabalhador demitido de uma fábrica da gigante imperialista alemã de veículos Daimler, dona da Mercedes-Benz, usou uma retroescavadeira para protestar sua demissão e a de outros operários. Em sua ação individual, ele terminou por destruir diversas vans. O prejuízo estimado à multinacional alemã é de cerca de 6 milhões de euros.

O homem, de 38 anos, pegou uma retroescavadeira de uma firma de construção, dirigindo cerca de 30 quilômetros até seu antigo local de trabalho. Destruindo o portão da fábrica, o operário rebelado destruiu cerca de 70 vans da Mercedes-Benz. O ataque foi movido com tamanha fúria que o segurança do local atirou ao ar, levando o trabalhador em custódia para a polícia local. 

O operário, que foi demitido em 2017 após protestar contra as políticas de demissões em massa da multinacional alemã, perpetrou o ataque contra a marca logo após a Mercedes-Benz realizar outra série de demissões em massa. Desta vez foram demitidos cerca de 12% dos operários das fábricas.

A empresa vem realizando tal política de demissão em massa sob a alcunha de querer se tornar uma “empresa menor”, querendo “maximizar os lucros", como afirma o CEO da multinacional, além de utilizar o desenvolvimento de novas tecnologias como desculpa para jogar trabalhadores na rua, em busca de mais lucro.

À este caso de revolta individual somam-se outros, que indicam que os trabalhadores não aceitam a política antipovo de cabeça baixa. Em setembro, operários da mesma fábrica de Vitória organizaram um protesto contra a demissão de 87 operários, com uma greve planejada para o dia 5 de janeiro contra a nova onda de demissão em massa agora em curso, após a demissão de mais 22 operários da fábrica, que conta com 250 operários permanentes.

Fonte: https://anovademocracia.com.br/noticias/14961-espanha-em-revolta-trabalhador-destroi-veiculos-da-mercedes-apos-demissoes-em-massa-da-multinacional

Nenhum comentário: