Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Revista dos EUA divulga lista dos 10 piores carros de 2012



Tradicional 'Consumers Report' testou 50 modelos ao longo do ano.
Lista inclui Smart ForTwo, Jeep Wrangler e Chevrolet Spark.

Do G1, em São Paulo

A "Consumers report", tradicional publicação que avalia produtos sob a visão dos consumidores nos Estados Unidos, listou nesta quinta-feira (27) em seu site os piores carros de 2012. A relação inclui veículos experimentados pela revista, que afirma ter conduzido mais de 50 testes ao longo do ano. A "CR" citou os carros com as piores notas, mas não elaborou um ranking. Veja abaixo os modelos na ordem em que aparecem no site da revista.
 
Jeep Wrangler (Foto: Divulgação/Pedro Bicudo)

Jeep Wrangler Unlimited - Segundo a "CR", a nota do jipe melhorou, mas ele conseguiu apenas 20 pontos dos 100 possíveis. Para a revista, o Wrangler ainda tem muito o que evoluir em termos de consumo de combustível (7,2 km/l, segundo ela), dirigibilidade, frenagem, ruído na cabine, acessibilidade, posição de dirigir, conforto dos bancos, encaixes e acabamento, visibilidade e segurança. Porém, afirma a publicação, ele mantém um bom valor de mercado e os proprietários costumam reportar um alto nível de satisfação.
 
Jeep Liberty (Foto: Divulgação)

Jeep Liberty - "Felizmente, este modelo foi descontinuado", diz a revista. É o veículo com pior classificação em sua categoria. "Ele roda sem firmeza, é difícil de manejar e o motor barulhento bebe muita gasolina", resumiu a "CR".

  
Smart Fortwo (Foto: Raul Zito/G1)

Smart ForTwo: "Além das proporções que chamam a atenção, combinação peculiar de dois tons de pintura e facilidade para estacionar, há pouco o que dizer de bom desse carro tão singular", descreve a publicação. "Não é esperto [smart, em inglês]".

A "CR" diz que o compacto chegou a fazer 16,5 km/l nos testes, mas requer gasolina premium, o que já reduz um pouco a ecomomia com o baixo consumo. "O motor 1.0 é adequado à cidade, mas é desafiado demais na estrada". A publicação também critica a transmissão automatizada e resume: "Não só há caros melhores pelo mesmo preço, como opções mais espaçosas, mais confortáveis e mais potentes".
 
Scion iQ (Foto: Divulgação)

Scion iQ: Outro supercompacto na mira da revista foi o da Toyota. A "CR" elogia a ideia, mas diz que o carro acabou se mostrando lento, barulhento e desconfortável.

Os pontos positivos são semelhantes aos doSmart: facilidade para estacionar e baixo consumo de combustível (14,4 km/l).
 
Mitsubishi i-MIEV (Foto: Divulgação)

Mitsubishi iMIEV: O compacto elétrico da Mitsubishi também entrou na lista. "Pode ser bom para um ambiente urbano com poucos espaços, mas o passeio chacoalhado e a pouca agilidade da direção pesam contra", descreve a revista.

"A cabine apertada significa que você não vai conseguir passar muito tempo naquele ambiente pouco equipado e nos bancos desconfortáveis. Em dias mais frios, você perceberá logo o sistema fraco de aquecimento da interno. O iMIEV é um caso simbólico de que vale a pena gastar um pouco mais com um rival mais refinado."
 
Chevrolet Spark (Foto: Divulgação)

Chevrolet Spark: O compacto lançado neste ano pela General Motors nos EUA e outros países do mundo foi descrito como "decepcionante" pela "Consumers Report". A publicação critica o tamanho do carro ("50,8 cm menos que o Honda Fit") e a transmissão automática que "ajuda o motor de 1.2 litro a entregar uma aceleração lenta".

A "CR" também reprova o interior do carro "apertado e barulhento", a direção "dura" e diz que o consumo de 13,6 km/l "nem é tão impressionante assim". Mas há pontos positivos: a facilidade para manobras, especialmente para estacionar, e um banco de trás "que realmente pode ser usado por adultos".
 
T
oyota FJ Cruiser (Foto: Divulgação)

Toyota FJ Cruiser: Para a publicação, a interpretação moderna do clássico off-road FJ40 era bem vista como um conceito, mas decepcionou na versão de produção. Ele é descrito como um carro potente, confiável e com depreciação abaixo da maioria, "mas os elogios acabam por aí", diz a "CR".

A ênfase ao estilo comprometeu a visibilidade, afirma a revista, criticando também "a tira fina de vidro" que faz as vezes de janela do banco traseiro e as portas traseiras, de péssimo acesso e difíceis de fechar. Também há queixas sobre a dirigibilidade e estabilidade do veículo.
 
Chevrolet Colorado (Foto: Divulgação)

Chevrolet Colorado/GMC Canyon: As "picapes gêmeas", como descreve a revista, já foram decepcionantes quando lançadas, uma década atrás, e "não ganharam nenhum charme durante esses anos", afirma a "CR". "A concorrência faz elas passarem vergonha."

As notas da Colorado e da Canyon são abaixo da média em confiabilidade, satisfação do cliente, economia de combistível, sistemas para evitar acidentes e proteção no crash-test. Nem o motor é poupado: "a performance é anêmica".
 
Toyota Yaris (Foto: Divulgação)

Toyota Yaris: Para a "Consumers Report", a Toyota continua batendo cabeça para oferecer um subcompacto de verdade. "Claro que a economia de combustível de 32 mpg é boa e o banco de trás é relativamente espaçoso, mas falta refinamento em geral", resume a publicação. As principais críticas foram para direção, ruído interno, desconforto dos bancos e para o rádio "esquisito".
 
Dodge Avenger (Foto: Divulgação)


Dodge Avenger: "Apesar das melhorias em 2011, o desenho do Avenger continua ultrapassado e nada competitivo entre os sedãs médios", descreve a "CR". "Em um segmento revigorado com a nova geração do Ford Fusion, o Honda Accord e o Nissan Altima, o Avenger não parece poder ir além das vendas de frota."

Fonte: G1/Auto Esporte


6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.