Por Dirley Fernandes
Que tal uma assinatura de cachaça, igual à do jornal? E não é que funciona direitinho?
Como gerente do boteco aqui, tenho, antes de tudo, que me desculpar com a seleta freguesia. Quarenta dias sem sardinha no balcão é vacilo. Mas não teve jeito: o tempo anda mais escasso que água na Cantareira. Para quem deu com a cara na porta do estabelecimento, meu pedido de desculpas: isso não há de se repetir. E vamos a um post que o blogueiro anda devendo faz tempo…
Tem gente que assina a Folha, outros, a Gatonet e alguns – os melhores! – o jornal O DIA e a Revista Gula. Mas, há sete meses, surgiu uma modalidade das mais prazerosas desses serviços: a assinatura de cachaça, uma ideia corajosa, original, bem formatada e promissora que começou com três jovens empreendedores, criadores do Quintal da Cachaça. A eles seguiu-se a talentosa e ativa turma da Cachaçaria Nacional, de Minas, que já vinha formatando o Clube CN. E a coisa vai crescendo…
O serviço, similar aos que já existiam para vinhos e cervejas, por exemplo, funciona assim: aos se tornar assinante, você passa a receber em casa, mensalmente, duas garrafas de cachaça, com rótulos selecionados por experimentados consultores. A cada mês, os rótulos são mudados, sempre em busca da variedade ampla de experiências que, no mundo dos destilados, só a cachaça pode oferecer. O blogueiro pode garantir que as cachaças escolhidas têm sido de alto nível nas duas casas. Os preços praticados pelos dois serviços são razoáveis e, ponto positivo adicional: ninguém cobra a permanência no contrato, como o fazem certas operadoras de celular.
No Quintal, pela assinatura, ao custo de R$ 59,90, o devoto vai receber em seu lar duas garrafinhas, normalmente de 375 ml – uma prata e uma ouro. Não chega a ser barato, mas com os preços que alguns produtores andam praticando, pode até ser lucro. O melhor é que a seleção privilegia rótulos pouco óbvios. A “cachaça da vez” é a venerável Mato Dentro, de São Luiz do Paraitinga (SP). A Turmalina da Serra, requintada paraibana a quem fui apresentado recentemente, é outra com que os rapazes já trabalharam. A análise sensorial das cachaças pesquisadas pelo Thiago Tavares e equipe é feita por Leandro Marelli, companheiro da Cúpula da Cachaça e conhecedor de cada molécula da cachaça.
No Clube CN, a mensalidade é mais puxada: R$ 99,00. Em compensação, as duas garrafas enviadas mensalmente são de, pelo menos, 600 ml e mais uma de 160 ml de lambuja. Das Alterosas, Rafael Araújo e seus sócios, empreendedores brilhantes do setor e que já tem um dos melhores sites de e-commerce do destilado brasileiro, enviam rótulos mais clássicos. Neste mês, por exemplo, as cachaças que chegarão à casa dos felizes assinantes são a Companheira Prata e a excelente Companheira Umburana, orgulho da produção paranaense, eleita a 7ª melhor cachaça do I Ranking Cúpula da Cachaça em 2014. e medalha de prata no Mondial Spirits Selection, importante certame de destilados.
A equipe do Rafael conta com a presença de Manoel Agostinho Lima Novo, um dos mais atuantes consultores do país, o que garante pelo menos mais uns dez anos de boas escolhas.
Em comum aos dois serviços, além da consultoria de alto nível e da vitalidade dos empreendedores por trás deles, está a facilidade de usar os sites, além do capricho na apresentação das cachaças – inclusive, com vídeos feitos nos alambiques. Se você está começando no universo da cachaça, pode confiar na seleção de ambos, o blogueiro garante. Se já tem um caminho andado, pode acreditar no serviço dos paulistas e dos mineiros, que chega coisa boa e no prazo. O blogueiro continua garantindo.
Fonte: O DIA
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