Um grupo de pesquisadores da Universidade de Haifa em Israel, fazendo uma pequena ronda com pequenas escavações em torno da antiga cidade de Susita nas colinas de Golan descobriram um achado incrível, uma máscara de bronze do deus Pan, o deus dos Pastores que era venerado com a bebida do vinho, toques de instrumentos e danças.
A descoberta arqueológica lança luz em uma característica conhecida do muitos vilarejo da região durante o período romano, por volta do primeiro século da era cristã. Com a conquista grega da região por Alexandre, o Grande, durante o quarto século AC, muitas cidades da região receberam influência do Helenismo que foi sufocado pelos Macabeu no século II AC.
Posteriormente com a chegada dos romanos e com a subita ao poder de Herodes, o Grande, novamente a cultura Helenista começou a ascender, o que levou muitas cidades já assimiladas a se tornarem Polis, ou seja, uma cidade baseada no modelo de cidades gregas, cidades independentes e regadas da cultura greco-romana e da idolatria tão comum a estas culturas.
Muitos sítio arqueológicos na região das colinas de Golan ainda não foram bem escavados, e devido ao relativo isolamento, não há dúvidas que ainda há muito que ser descoberto nesta bela região do Estado de Israel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário