Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 28 de maio de 2020

A cultura da delação, a proteção dos animais e os conflitos de vizinhança

Está a causar muitos desentendimentos entre vizinhos, a perniciosa cultura da delação. Apontar o dedo para os erros alheios virou esporte nacional. As pessoas, em vez de conversar e tentar ajudar na solução dos problemas alheios - inclusive supostos maus tratos contra animais - estão preferindo chamar órgãos ambientais, causando, muitas vezes, a perda da guarda dos bichos de estimação, por exemplo.  

Não deploro a atitude daqueles que se preocupam com os animais, muitas vezes castigados e tratados com crueldade por pessoas insensíveis e irresponsáveis, mas é preciso conter o ímpeto denuncista, que pode resolver o problema do animal e criar uma animosidade insuperável entre vizinhos, alguns até parentes. 

A opção por uma conversa civilizada, mostrando ao faltoso que está errado, pode evitar muitos problemas sérios de relacionamento entre vizinhos e aparentados, tendentes a evoluir, até mesmo, para agressões. 

Nenhum comentário: