Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



segunda-feira, 8 de março de 2021

Alô biólogos e outros cientistas

Não sei por que motivo ainda não se pensou em aumentar a salinização da Lagoa da Conceição, no afã de reverter a mortandade de peixes e certamente outros animais que não estranhariam mais água salgada, eis que o canal da Barra já está aberto, e a salinização aumentou muito, desde a década de 1980. Nunca se viu nenhum efeito deletério decorrente da salinização crescente provocada pela abertura do canal.

Se pensarmos que nossas baías norte (principalmente) e sul recebem uma carga absurda de esgotos não convenientemente tratados e, ainda assim, em razão da salinização, continuam os pescadores a capturar peixes e não se vê mortandade alguma em razão da salinidade do mar, qual a razão para se temer mais agua salgada na Lagoa? 

Acho (apenas baseado na lógica) que se deveria pensar, com urgência, antes que seja tarde, em bombear água (limpa) do mar para o interior da laguna, sob pena do ecossistema ficar comprometido irreversivelmente.

Afinal, não há mais tempo para que se pense em demorados estudos de impacto ambiental e providências acauteladoras do gênero. É prá já: tudo ou nada. Discussões científicas e jurídicas intermináveis não servirão para reverter o desastre. 

Nenhum comentário: