Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Aumenta número de extremistas de direita armados na Alemanha


Em dezembro, 1.200 pessoas da cena de extrema direita alemã tinham posse de armas, uma alta de 35% em um ano. Oposição afirma que números comprovam ameaça crescente representada por neonazistas e racistas.




Serviço secreto alemão deve ser consultado antes de uma posse de arma ser autorizada


Um número cada vez maior de extremistas de direita na Alemanha tem posse de armas, segundo registros do governo federal divulgados nesta terça-feira (02/02) pela oposição em Berlim.

Pelos números, em dezembro passado as autoridades de segurança tinham conhecimento de 1.200 extremistas de direita ou suspeitos de extremismo que tinham registro de armas. Esse número é 35% maior do que o de dezembro de 2019.

"Esse aumento comprova a crescente ameaça que neonazistas e racistas representam", comentou a deputada Martina Renner, do partido A Esquerda, ela própria alvo frequente de ameaças da extrema direita alemã.

Renner acrescentou que os números também evidenciam que a consulta ao serviço secreto interno alemão antes da concessão da licença mostrou não ser uma medida eficaz contra o extremismo de direita. Desde fevereiro, o Departamento de Proteção à Constituição da Alemanha (BfV) deve ser consultado antes de uma licença de posse ser concedida ou renovada, para verificar se o requerente é classificado como extremista de direita por essa autoridade.

As autoridades de segurança, porém, argumentam que o número de extremistas que elas sabem que detêm armas é maior justamente por causa dessa consulta obrigatória. Outra explicação apresentada por elas é o aumento no número de pessoas que são consideradas de extrema direita.

Em dezembro, o presidente do BfV, Thomas Haldenwang, afirmou que o órgão tem percebido a existência de pequenos grupos organizados na cena de extrema direita que coletam armas e estariam se preparando para um "dia x".

as/ek (DPA, ARD)

Fonte: https://www.dw.com/pt-br/aumenta-n%C3%BAmero-de-extremistas-de-direita-armados-na-alemanha/a-56416779

Nenhum comentário: