Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 28 de fevereiro de 2021

História da comunidade judaica de Santa Catarina




Associação Israelita Catarinense


A comunidade judaica em Santa Catarina começou a se estruturar a partir do final dos anos 1970, com a chegada de diversas famílias originárias principalmente de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, que foram em busca de uma melhor qualidade vida e novas oportunidades profissionais.

As famílias que mudaram para o Estado nos anos 1970 foram se aglutinando de maneira informal e acolhendo novos membros. Este processo de construção comunitária foi formalizado com a criação da Associação Israelita Catarinense – AIC, em 2 de junho de 1990, fundada por um grupo de cerca de 20 pessoas durante um encontro em Termas do Gravatal. A sede, no entanto, foi estabelecida em Florianópolis.

A este grupo inicial juntaram-se, nos anos seguintes, outros judeus que viviam em Florianópolis e em cidades próximas, além de imigrantes originários dos Estados Unidos, países da Europa e, principalmente, da América Latina.

As entidades judaicas fundadas no Estado e vinculadas à Associação Israelita Catarinense são a Wizo (Women International Zionist Organization), fundada em 1990, e o movimento juvenil Hashomer Hatzair, criado em 1997.

No censo comunitário realizado pela AIC, em 2005, foram cadastradas 150 famílias. O mesmo censo identificou algumas famílias em cidades como Joinville, Balneário Camboriú, Criciúma, Itajaí e Imbituba.

A AIC tem participação no governo municipal como parte integrante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Coppir) – ambos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social. As comunidades envolvidas são a negra, a judaica, a indígena, a árabe e a cigana.

Bibliografia:

Schweidson, Jacques. Judeus de Bombachas e Chimarrão. Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 1985.

Schweidson, Jacques. Saga Judaica na Ilha do Desterro: Orgulhoso de suas raízes. Rio de Janeiro, Editora José Olympio, 1989.

Schucman, Lia Vainer. Produção de sentidos e a construção da identidade judaica em Florianópolis. Dissertação de Mestrado em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

-=-=-=-

RIO GRANDE DO SUL | Porto Alegrehttp://www.firs.org.br

MINAS GERAIS | Belo Horizontehttp://www.fisemg.com.br

DISTRITO FEDERAL | BrasíliaTelefone: (61) 3273-8255http://www.acibdf.org.br/

RIO DE JANEIRO | Rio de Janeirohttp://fierj.org

SÃO PAULO | São Paulohttps://www.fisesp.org.br/

Nenhum comentário: