Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



domingo, 29 de novembro de 2020

CAVALO - UM ETERNO EXPLORADO - Casal viaja por 1 hora em carroça para votar em SC: 'Tem que ter esperança na política'


TEM QUE TER ESPERANÇA QUE OS POLÍTICOS, EM BREVE RECONHEÇAM  QUE O TRANSPORTE COM USO DE ANIMAIS DE TRAÇÃO, NOTADAMENTE OS DE UM SÓ, SERÃO PROIBIDOS, pelo menos nos meses de verão.
É PRECISO TER UM "PINGO" DE RESPEITO PELOS BICHOS.
-=-=-=-

De nome Pingo, animal levou Geovana Almeida Camargo e Adilson de Borba Cardoso até o local de votação em Joinville, no Norte catarinense.


Por Ângela Bastos e Caroline Borges, G1 SC e NSC

29/11/2020 12h38 Atualizado há 4 horas




Trajeto entre o sitio e local de votação foi percorrido durante 1 hora neste domingo (29). — Foto: Diorgenes Pandini/NSC



Na cidade mais industrializada de Santa Catarina, em Joinville, no Norte, e onde as bicicletas resistem no cenário urbano, é o cavalo Pingo que leva Geovana Almeida Camargo, 47 anos, e Adilson de Borba Cardoso, 46 anos, para votar neste domingo (29).


Com sol forte e temperatura perto dos 30ºC, o trajeto feito na carroça, entre o sítio de Porto do Salvador, e o local de votação, foi cerca de uma hora.


“Viemos pela manhã por causa do sol. Se for mais tarde o animal sofre muito com o calor”, afirma Geovana, com as rédeas nas mãos e sentada na estrutura de madeira.


Na cidade do Norte do estado, são 403.526 eleitores aptos a votar nas 999 seções eleitorais espalhadas. Além de Joinville, Blumenau, no Vale do Itajaí, também tem segundo turno neste domingo. No município, são 247.014


Para a funcionária terceirizada numa empresa de limpeza na Maternidade Darcy Vargas, no centro da cidade, e o catador de material reciclável, votar significa esperança aprendida nos tempos de criança.


“A gente se criou vendo os avôs e pais votando. Quer dizer, eles né? Na época as mulheres não votavam, e isso melhorou muito a vida da gente. Então tem que ter esperança na política”, afirma a moradora de Joinville.



cavalo Pingo que leva Geovana Almeida Camargo, 47 anos, e Adilson de Borba Cardoso, 46 anos, para votar neste domingo (29). — Foto: Diorgenes Pandini /NSC


O cavalo Pingo é importante para o casal. Sem casa própria, Geovana aceitou morar no sítio da sogra para fugir do aluguel. Ela conta que só consegue ir trabalhar porque o marido a leva até o ponto de ônibus.



“A gente sabe que um carro facilita a vida. Mas tem gente em situação muito pior: não tem nem carroça nem emprego”, diz.



Casal faz viagem de 1 hora para conseguir votar neste domingo (29). — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Eleições


O movimento foi tranquilo na abertura dos portões neste domingo (29) de 2º turno de eleições. Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, foram registradas até o momento nove ocorrências com urnas eletrônicas. Foram substituídas sete urnas em Joinville e uma em Blumenau.


Além disso, foi feito o ajuste da conexão da bateria externa de um dos equipamentos em Joinville, sem necessidade de substituição. Ao todo, são 1.603 urnas recebendo os votos nas duas cidades.


Até o meio-dia, foram recebidas 9.188 justificativas via e-Título de eleitores de Blumenau e Joinville.


Expectativas e apuração


O diretor-geral do TRE-SC, Daniel Sell, afirmou que a expectativa de apuração das urnas eleitores já deva estar completa nas cidades às 17h, com o fechamento das seções eleitorais.


“É bom que se diga que com a urna eleitoral eletrônica a apuração dos votos acontece no momento do fechamento das seções eleitorais. O que é feito depois é um grande somatório de todos os resultados de urnas, o que chamamos de totalização. E essa soma em Santa Catarina, na série histórica, geralmente é mais rápida. Mas acreditamos, tento em vista o que foi registrado no primeiro turno, que essa totalização vai finalizar muito cedo”, disse.

Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/11/29/casal-viaja-por-1-hora-em-carroca-para-votar-em-sc-tem-que-ter-esperanca-na-politica.ghtml

Nenhum comentário: