Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Sobre o maior rio de Santo Amaro da Imperatriz

 - Cubatão do Sul - Rio do Município de S. José. Tem sua nascente na Serra do Tabuleiro, e morros que margem o Capivarí, recebe em seu leito na sua margem esquerda as águas dos rios das cachoeira do Bicho, do Engano, de S. Domingos, dos Cedros, dos Bugres, outros de menor cabedal, e à margem direita o Ribeirão das Águas Claras, do Braço e S. João, além de outros menos notáveis. Corre nos rumos de nordeste a leste fertilizando os terrenos de Teresópolis, e Vargem Grande, e da freguesia de Santo Amaro, e depois de perfazer um curso dê mais de 16 léguas, deságua na Baía do Desterro na encosta da Serra do Cambirela, duas léguas e meia a sudoeste da capital em linha reta. Oferece navegação a pequenas canoas até a queda d’água pouco acima do arraial de Santo Amaro. Este rio, por ocasião de enchentes, torna-se caudaloso e causa grandes estragos; porém em compensação que ele banha são preferidas por sua uberdade, e as altas Serras que o margeiam muito frescas, e cobertas de mata virgem. - JOAQUIM GOMES DE OLIVEIRA E PAIVA - Dicionário topográfico, histórico e estatístico da Província de Santa Catarina.  (1868)

No hoje município de Santo amaro da Imperatriz, existe um bairro denominado "Sul do Rio", exatamente porque se localiza ao sul do Rio Cubatão, correndo paralelo àquele curso d'água.


Nenhum comentário: