Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 17 de setembro de 2022

JATAUBÁ - Alguém já viu alguma árvore desta maravilhosa espécie?

Jataubá he arvore de maravilhosa grandeza, de 100 e mais palmos de cumpri mento, com dez e mais de grossura; florece em Outubro com flores panniculadas e brancas, que dão por fructo huma capsula oval parda tuberculoza, contendo huma e duas sementes, cobertas de huma massa farinacea , cor de tabaco, cheiroza e doce, e de agradavel sabor.

Pelo tronco, e raízes rebentão grandes pedaços de huma Rezina transparente , que se dissolve em espirito de vinho, ficando lambreada e espirituosa com cheiro balsâmico no gosto acre e levemente amargozo, com o qual se prepara hum lindo verniz, contendo sua Rezina substancias oleozas, e espirituosas, que se separão na digestão; e serve para massas cheirozas, unguentos balsamicos, e emplastros, pela virtude que lhe attribuem os Professores de Medicina de fortificante, nervina , cephalica , anti-catarral, e vulneraria. Os constructores fazem uso desta madeira para cintado dos Navios, e os Artistas para moendas dos Engenhos, e rodas, e os Carpinteiros para portas e obras de Cazas e das Igrejas. 

- BALTHAZAR DA SILVA - Riqueza do Brasil em madeiras de construção e carpintaria - 1823 - Texto no original da Língua Portuguesa de então.

Nenhum comentário: