Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sábado, 22 de outubro de 2022

A "democracia" na visão de KADAFFI

 A luta política que conduz à vitória de um candidato, com, por exemplo, 51% do conjunto de eleitores, conduz a um sistema ditatorial, mas sob um disfarce democrático.

De fato, 49/% dos eleitores passam a ser governados por um sistema que não escolheram e que, pelo contrário, lhes foi imposto.

Isso é uma ditadura.

Essa luta política pode, também, conduzir à vitória de uma "máquina", que apenas representa a minoria, principalmente quando os votos dos eleitores se distribuem sobre um conjunto de candidatos dos quais um obtém mais votos que qualquer dos outros, considerados de per si.

Mas se adicionassem os votos recebidos pelos "batidos" eles representariam uma larga maioria.

E, apesar disso, o que trem menos votos é aclamado vencedor e o seu sucesso considerado como legal e democrático!

Mas, na realidade, instaura-se uma ditadura sob aparências democráticas. - Excertos de O livro verde.

Ainda da mesma obra: Os Comitês populares e Os congressos populares são o único meio de democracia.


Nenhum comentário: