Perfil

Advogado - Nascido em 1949, na Ilha de SC/BR - Ateu - Adepto do Humanismo e da Ecologia - Residente em Ratones - Florianópolis/SC/BR

Mensagem aos leitores

Benvindo ao universo dos leitores do Izidoro.
Você está convidado a tecer comentários sobre as matérias postadas, os quais serão publicados automaticamente e mantidos neste blog, mesmo que contenham opinião contrária à emitida pelo mantenedor, salvo opiniões extremamente ofensivas, que serão expurgadas, ao critério exclusivo do blogueiro.
Não serão aceitas mensagens destinadas a propaganda comercial ou de serviços, sem que previamente consultado o responsável pelo blog.



sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Na lida campeira ...

 ...costuma-se referir peões, como se fossem cavaleiros.

Na verdade, este hábito resultou de uma distorção evidente. Peão é vocábulo que tem relação com o trabalhador que anda a pé e cavaleiro, por óbvio, o que labora montado.

Um trecho  da Ilíada, de    HOMERO, deixa claro que tais figuras não se confundem:  (...) um profundo fosso em derredor, defesa contra cavaleiros e peões.

No Exército, o conjunto dos soldados a pé - salvo melhor juízo - é  denominado Infantaria, palavra obviamente denominada de Infantes, isto é, de soldados jovens. Como se vê, neste caso, o vocábulo expressa a realidade, com coerência. 

Então, os Infantes são os peões do Exército.

Nenhum comentário: